Pele saudável: porque usar produtos de beleza sem químicos nocivos?

Produtos de higiene e limpeza facial ou corporal “livre de compostos químicos nocivos” já são uma realidade e estão tão acessíveis quanto os tradicionais. Produtos cosméticos contendo agentes químicos nocivos ao ambiente e ao organismo, quando usados por períodos prolongados e sem o devido acompanhamento, infelizmente são unanimidade entre os cosméticos e nem sempre são seguros. Quando consideramos o volume de produtos usados com frequência, em especial pela população feminina, os riscos são ainda maiores.

A quantidade de substâncias químicas contidas em hidratantes, sabonetes, xampus, condicionados e outros produtos de beleza é frequentemente ignorada pelos usuários, mas é preciso repensar seu uso. Quando optamos por cosméticos mais naturais, obtemos benefícios que vão além dos resultados estéticos.

O que são os produtos de limpeza pessoal “livre de compostos químicos nocivos?”

São chamados cosméticos “free from”os denominados:

  • paraben-free, livres de conservantes danosos ao organismo;
  • etoxilado-free, livres do óxido de etileno com álcoois e ácidos graxos;
  • mineral oil-free, livres de óleo mineral que pode causar ou agravar a uma acumulação de células mortas da pele.

Conheça os compostos mais danosos à pele e os prejuízos que podem trazer em longo prazo e a importância de optar pelos cosméticos mais suaves e naturais:

Hidratante

Os hidratantes com essas substâncias  são literalmente um perigo. Isso porque fazem parte de sua composição os petrolatos (substâncias extraídas do petróleo), que são prejudiciais ao organismo (e à terra).

Para manter a pele hidratada, evitando o ressecamento, prefira hidratantes naturais. Os óleos naturais em sua composição repõem a gordura da pele que se perde naturalmente, sem irritá-la. Eles não obstruem os poros — dando um aspecto mais agradável e uniforme sem proporcionar o surgimento de acne — além de propriedades regenerativas, bactericida e rejuvenescentes.

Desodorante e antitranspirante

Esses dois produtos podem ser muito perigosos por conter substâncias como:

  • Triclosan;
  • sais de alumínio;;
  • fragrâncias artificiais.

Eles não só podem comprometer a saúde como o meio ambiente, devido à sua extração e pelo fato de não serem biodegradáveis.

Os desodorantes naturais e orgânicos estão disponíveis no mercado. Eles possuem em sua composição óleos essenciais de alecrim, limão e vetiver, entre outros que ajudam a prevenir e neutralizam os maus odores. Também estimulam a sudorese natural sem bloquear os poros e não contêm sais de alumínio, parabenos nem fragrâncias sintéticas.

Shampoo e Condicionador

Shampoos e condicionadores podem conter em suas fórmulas o sulfato de sódio. O composto com potencial cancerígeno, o que é um bom motivo para evitar seu uso. Ocorre que o couro cabeludo não apresenta pouca barreira para a absorção de produtos que fazem espuma, e possui maior facilidade de ser absorvida pelo couro cabeludo.

A alternativa são os produtos naturais e orgânicos. Eles apresentam fórmulas seguras, hipoalergênicas e atuam como desintoxicante capilar. Os compostos naturais possuem propriedades bioativas que limpam profundamente fios e couro cabeludo, podendo ser usados em qualquer tipo de cabelo.

Perfumes

Os perfumes são soluções alcoólicas de óleos essenciais sintéticos e naturais, os sintéticos são responsáveis pelo maior número de alergias cutâneas. Esses óleos aromáticos possuem mais de 300 combinações diferentes, produzindo odores dos mais variados possíveis.

As essências e suas combinações podem gerar alergias na pele, as quais são tratadas de modo simples. Principalmente com a suspensão do uso

Além do aerossol presente em muitos deles, os perfumes podem possuir mais de 300 componentes, e alguns deles atuam como neurotoxinas. Ou seja, eles possuem efeitos tóxicos ao sistema nervoso e ao cérebro. Quando em excesso, seu uso pode resultar em inflamações e até danos graves ao cérebro, como Parkinson e Alzheimer

Perfumes também podem causar um desequilíbrio hormonal, trazendo problemas emocionais como:

  • ansiedade;
  • alterações no humor;
  • tonturas;
  • náuseas;
  • irritação nos olhos;
  • alergias na pele;
  • asma

A alternativa são os perfumes feitos com óleos naturais, livres de fragrâncias artificiais, álcool, conservantes e corantes.

Sabonetes

Sabonetes, principalmente os antibacterianos, podem ter em sua fórmula o triclosan e o triclocarban. Eles matam os germes, mas representam um sério risco à saúde. As fórmulas com esses compostos interferem no sistema endócrino dos seres humanos. Mulheres grávidas, seus fetos e crianças são as mais afetadas.

Sabonetes naturais estão livres dessas substâncias e por isso trazem benefícios à pele e ao organismo. Eles hidratam melhor a pele e ajudam a tratar a acne, psoríase e aczema.

Porque optar por produtos de higiene e limpeza pessoal sem químicos nocivos?

Em linhas gerais, produtos de higiene e limpeza pessoal sem química vão evitar a maioria dos problemas listados no post, trazendo mais benefícios. Além disso, os cosméticos mais naturais, menos agressivos, andam de mãos dadas com a ética, desde sua extração até a chegada ao consumidor.

Isso porque, além dos padrões estabelecidos pela ANVISA, esses produtos passam por um processo de produção sustentável, auxiliando na preservação do meio ambiente.

Gostou do que leu? Aproveite e assine nossa newsletter para ficar sempre atento as novidades.

Singú Labs

Singú Labs

Sempre com informações, dicas, promoções, cupons de desconto e tudo que você precisar saber sobre cuidados faciais e corporais. www.singulabs.com.br


Cadastre-se em nossa newsletter