No e Low-poo: por que escolher cosméticos sem substâncias proibidas?

Apesar de terem o propósito de agir apenas na área aplicada, compostos podem ser absorvidos pela pele e transportados para outros lugares, como a corrente sanguínea. E é aí que entram as técnicas no e low-poo.

Além de penetrarem na derme, tais compostos podem também ser metabolizados pelas células de defesa e transformados em substâncias ainda mais nocivas. Por isso, vale a pena prestar atenção na composição dos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.

Quer saber mais sobre tais técnicas e garantir uma pele saudável? Continue lendo!

O que significa No e Low-poo?

Inicialmente, se tratava de uma técnica dedicada apenas aos cuidados com os cabelos por meio da redução, ou não utilização, de produtos nocivos à saúde presentes principalmente nos shampoos. Daí o nome: no e low-poo significa “nenhum ou pouco shampoo”.

No entanto, com a popularização do método, tornaram-se conhecidos também os seus benefícios para a saúde da pele. No e low-poo passou a ser técnicas em que são evitados compostos tóxicos comuns em produtos cosméticos, como parabenos, sulfatos agressivos e silicones.

Alguns objetivos são: cuidar da saúde, manter a oleosidade natural da pele — que é retirada com a ação destes sulfatos, causando o efeito rebote —, e evitar o bloqueio da respiração e transpiração da derme por silicones e óleos minerais.

E quais são as substâncias nocivas?

Parabenos

São produtos químicos que atuam como conservantes em desodorantes, loções e em vários outros tipos de produtos, mantendo-os livre da ação de fungos e bactérias.

Alguns estudos mostraram que certos tipos de parabenos podem imitar, nas células, a atividade de hormônios femininos, como o estrógeno. Essa atividade está associada ao câncer de mama — e os parabenos foram, inclusive, encontrados em tumores.

Sulfatos

Temos como costume a associação de espuma com limpeza: se não fez espuma, provavelmente não está limpo. Os sulfatos são os responsáveis por toda aquela espuma que os produtos, como os sabonetes e shampoos, fazem.

Porém, além de terem sido encontrados resíduos desse composto em órgãos vitais (como coração, pulmões, e até no cérebro), há indícios de que eles contribuem com a desnaturação proteica, ou seja, a quebra e degeneração de proteínas essenciais ao funcionamento do organismo.

Petrolatos

Assim são chamados os derivados do petróleo que, de forma abrangente e não muito técnica, englobam os óleos minerais e as parafinas.

Os petrolatos são utilizados para conferir poder de hidratação ao produto. Entretanto, isso não acontece, já que eles acabam formando uma película repelente de água em torno da área aplicada, criando uma barreira contra a evaporação da umidade natural da pele.

Silicones insolúveis

Os silicones insolúveis têm, nos cosméticos, uma função parecida com a dos petrolatos: deixar aquele aspecto de hidratado, macio ao toque. Eles são, de fato, bastante emolientes e podem dar a impressão de que a pele está bastante hidratada.

O que não é levado em consideração, entretanto, é que eles são resistentes à água — ou seja, necessitam de sulfatos para serem retirados da pele. Além disso, possuem grande efeito acumulativo, o que pode formar camadas e camadas de silicones na pele, entupindo os poros e causando acne, entre outros problemas.

Etoxilados

Pouco se fala sobre os compostos etoxilados, que são utilizados como agentes limpadores nos produtos. São formados quando processados ​​com o óxido de etileno para que se tornem menos agressivos à pele. O problema é: o óxido de etileno é cancerígeno, conhecido por causar câncer de mama.

Deu para perceber a importância de estar sempre atento à composição dos produtos que utilizamos em nossa pele e priorizar os liberados para as técnicas no e low-poo, não é mesmo?

Escolhendo produtos da Singu Labs isso não será uma preocupação: todos nossos produtos são preparados sem a utilização destes compostos, garantindo não só sua beleza, mas também sua saúde! Visite nossa loja virtual e confira!

Gostou de saber mais sobre o no e low-poo? Quer continuar informada? Então se inscreva em nossa newsletter e receba todas novidades em seu e-mail!

Singú Labs

Singú Labs

Sempre com informações, dicas, promoções, cupons de desconto e tudo que você precisar saber sobre cuidados faciais e corporais. www.singulabs.com.br


Cadastre-se em nossa newsletter