Como organizar minha rotina para ter uma segunda fonte de renda?

Ter uma segunda fonte de renda já é a realidade de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Muitas buscam isso por motivos financeiros, quando a fonte de renda principal não é suficiente para seus gastos pessoais e seus planos para o futuro.

Existem também aquelas que desejam abrir seu próprio negócio, ou trabalhar com aquilo que amam e sempre sonharam, mas ainda não têm condições de deixar seu emprego principal, então decidem conciliar os dois trabalhos.

Seja qual for o seu motivo para ter uma segunda fonte de renda, continue lendo esse artigo para saber o que você pode fazer para organizar a sua rotina, e tirar o máximo proveito do seu novo negócio sem se sobrecarregar.

Divida suas metas e afazeres em pequenos passos

Comece com calma para poder dar passos mais seguros. Não é preciso saber tudo sobre seu novo negócio já no início. Coloque em uma lista tudo que você precisará fazer, e divida esses objetivos em pequenas etapas: por dia, por semana ou por mês.

Estabelecer metas altas demais vai te trazer expectativas irreais, estresse e frustrações desnecessárias. Mantenha o prazer de ver o negócio evoluir aos poucos e aprender com cada etapa.

Mantenha registro de tudo

Cultive o hábito de anotar todas as informações que forem importantes para o seu novo trabalho, e guarde todos os comprovantes, documentos e anotações que puder.

Com a nova rotina de conciliar dois tipos de trabalho, além dos outros compromissos do dia a dia, é natural que você não consiga administrar tudo na base da memória.

Mantenha uma agenda, um caderno de anotações ou faça uso de aplicativos de celular para armazenar as informações que você precisa. A tecnologia pode ser uma grande aliada para ganhar tempo, economizar dinheiro, organizar sua agenda e ajudar na relação com seus clientes.

Crie o hábito de reservar dinheiro para investir

Determine um percentual da sua renda atual para guardar todo mês e poder investir no seu novo trabalho, seja com produtos, cursos ou quaisquer outras despesas que você precisar fazer.

Não é preciso ser um percentual alto, que seja difícil ou que desfalque o restante da sua renda: de 5% a 10% é suficiente.

O importante não é reservar muito, mas sim, formar o hábito. É melhor investir pouco e sempre, e fazer o negócio crescer com calma, do que investir de forma desorganizada e esporádica.

Quando a sua renda total começar a aumentar, você poderá lentamente aumentar esse percentual e aprimorar seu trabalho.

Converse com sua família

A decisão de ter uma segunda fonte de renda não afetará somente a sua vida. É importante que a sua família, seus amigos e as pessoas que convivem com você saibam desde o início que a sua rotina vai se tornar um pouco mais atarefada.

Explique aos seus familiares por que você decidiu ter uma segunda fonte de renda. Quanto mais cedo você tiver essa conversa com eles, menos problemas terá no futuro, principalmente quando precisar contar com a compreensão deles.

Você estará mais ocupada, não deixe para se justificar quando as coisas já estiverem tensas entre você e as pessoas que você ama. Preserve sua família.

Valorize sua saúde, seu lazer e tempo livre

Não poderíamos encerrar esse artigo sem falar de alguém que você também precisa preservar e tratar com cuidado e carinho: você mesma!

Não sacrifique a sua saúde e o seu bem-estar. Afinal, você decidiu ter uma segunda fonte de renda justamente porque quer ter uma vida melhor, não é? Não vai valer a pena se isso te trouxer apenas nervosismo e dores de cabeça.

Tudo bem se você precisar usar algumas horas do fim de semana para trabalhar, mas reserve tempo para fazer algo que gosta, divertir-se e relaxar sem pensar nas ocupações.

E então, você vai usar essas dicas para organizar a sua rotina e ter uma segunda fonte de renda? Te desejamos muito sucesso! Assine a nossa newsletter para ler ainda mais artigos que vão te ajudar nessa jornada!

Singú Labs

Singú Labs

Sempre com informações, dicas, promoções, cupons de desconto e tudo que você precisar saber sobre cuidados faciais e corporais. www.singulabs.com.br


Cadastre-se em nossa newsletter