Como encontrar novos clientes em venda direta?

Seja para alavancar os resultados da empresa, complementar sua renda mensal ou ter uma atividade financeira primária, a venda direta tem se mostrado como uma grande solução de empreendimento de baixo investimento.

Considerada uma das modalidades de venda mais antigas, seu potencial de prospecção de clientes é muito alto, se as estratégias corretas forem aplicadas. Por isso, no artigo de hoje, mostraremos como encontrar novos clientes em venda direta. Acompanhe!

Seja mais consultora e menos revendedora

Uma vendedora de sucesso está determinada a atingir suas metas, independentemente de qual seja seu porte, poder aquisitivo e infraestrutura. Ela aprendeu a projetar uma imagem profissional de si mesma que o cliente dificilmente conseguirá rejeitar.

É claro que ela investe em seu desenvolvimento profissional por meio de treinamentos, cursos de curta duração e outras formas de aprimorar:

  • habilidades de vendas;
  • atendimento ao cliente;
  • marketing pessoal.

Se você parar para analisar o que foi dito acima, acabamos de descrever o perfil de alguém que não se vê apenas como uma revendedora, mas sim uma verdadeira consultora.

Saiba ouvir o cliente e entender suas necessidades

Seja qual for o seu setor de atuação, saber ouvir o cliente é um pré-requisito para trabalhar com vendas. Por meio do feedback que o cliente dá durante a comunicação, é possível obter informações relevantes sobre seu perfil de consumo e sintonizar o tom da conversa durante a venda.

A vendedora que se preocupa apenas em convencer o cliente, argumentando sem escutar o que ele tem a dizer, ignora sinais claros sobre as impressões do produto demonstrado durante a abordagem. São reações que poderiam facilmente ser interpretadas e auxiliariam a adequar a estratégia de venda.

Para prospectar novos clientes em venda direta aprenda a ouvir!

Defina um público-alvo para sua atuação

Para que você possa desenvolver estratégias para captação de novos clientes em venda direta, é preciso — em primeiro lugar — definir qual é o seu público-alvo.

Empresas dos mais variados portes e setores comerciais utilizam a técnica da criação de personas para definir seu foco de atuação. Isso nada mais é do que um perfil fictício do consumidor ideal para o seu produto ou serviço.

Realize seu próprio levantamento de informações, com base em clientes que ainda não estão completamente influenciados pela concorrência, analise seu comportamento e identifique quais características os compradores mais assíduos têm em comum, como por exemplo:

  • sexo;
  • idade;
  • nível de instrução;
  • poder aquisitivo;
  • hábitos de compra;
  • interesses;
  • problemas;
  • desejos;
  • prioridades etc.

Definindo suas personas, você descobre onde elas estão e aumenta suas chances de sucesso com novas vendas diretas.

Use as redes sociais a seu favor

Na era digital, podemos contar com uma série de recursos modernos para prospectar novos clientes em venda direta e otimizar os resultados. Redes sociais — como o Twitter, Facebook, Instagram, entre outras — são ótimas ferramentas para divulgar seus produtos e serviços.

Além disso, o ambiente de interação digital é muito propício para criar engajamento e aumentar a relevância por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Vale lembrar ainda que as redes sociais já são consideradas uma extensão do setor de atendimento ao cliente, visto que os usuários podem se comunicar em tempo real com a marca.

Portanto, as redes sociais são aliadas da venda direta, principalmente pelo seu poder de alcance e sua versatilidade de acesso remoto.

Estabeleça um roteiro para atrair novos clientes em venda direta

Para uma profissional de venda direta, o roteiro nada mais é do que um avanço do famoso bloquinho de notas ou da agenda. Diferente do que muitos pensam, ele é muito eficiente na prospecção de clientes. Quando bem elaborado, traz vários benefícios, como:

  • poupar o tempo da vendedora;
  • evitar trajetos desnecessários;
  • reduzir o índice de erros;
  • otimizar sua produtividade diária.

O roteiro também evita que a profissional esqueça coisas importantes como documentos, anotações, números e informações de contatos de clientes.

Vale lembrar que a tecnologia permite armazenar trajetos no smartphone, acessíveis e atualizados em tempo real, conforme os acontecimentos do dia.

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Singú Labs

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